Se você chegou aqui porque é um amante de igrejas, tenho certeza que vai adorar esse post. Nele, vou falar sobre a Catedral da Sé e sua cripta, em São Paulo, um lugar fantástico e curioso bem no coração da capital paulistana.
A Catedral da Sé está na Praça da Sé, no centro de São Paulo, é o marco zero da cidade. Milhares e milhares de pessoas passam por lá diariamente, gente que mora na capital e turistas. Muitos até param para observar a magnitude da imponente Catedral, e muitos também não têm ideia de que existe uma capela subterrânea bem abaixo do altar principal.
Catedral da Sé, a “Igreja-Mãe” da Arquidiocese de São Paulo
A Catedral da Sé é um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo. Esse estilo é de origem inglesa, de meados do século XVIII, que reaviva formas góticas medievais, mas contrasta com estilos clássicos da época. A cúpula da Catedral da Sé é inspirada no estilo renascentista. O projeto é do arquiteto alemão Maximilian Emil Hehl, professor da Escola Politécnica de São Paulo, e possui 111 metros de comprimento e 46 metros de largura.
Considerada a “Igreja-Mãe” da Arquidiocese de São Paulo, a Catedral da Sé realiza as mais importantes celebrações da Igreja Católica, e também celebrações ecumênicas e encontros inter-religiosos.
Além de muita influência neogótica, a arquitetura adicionou elementos tropicais para valorizar nosso Brasil. Existem vários animais esculpidos no topo das colunas: tatu, lagarto, garça e tucano. Outros elementos, como cacau, trigo e uva também são encontrados e representam a economia brasileira.
O majestoso órgão da Catedral da Sé
O órgão de tubos da Catedral da Sé está entre os maiores da América Latina. Fabricado na Itália, possui 5 teclados manuais e cerca de 11 mil tubos, com relevos entalhados à mão, no estilo neogótico.
A cripta da Catedral da Sé
Cripta é uma dependência subterrânea, que em geral está localizada abaixo do altar principal da igreja, onde são enterrados sacerdotes, bispos, arcebispos e outros membros do alto clero, mas também pessoas muito importantes para a história do local.
A cripta da Catedral da Sé abriga os restos mortais de bispos e arcebispos de São Paulo, falecidos a partir de 1748, e também o cacique Tibiriçá (um dos primeiros índios a ser catequizado, foi o “primeiro cidadão paulistano” e primeiro também a ser enterrado na cripta), Regente Feijó (padre brasileiro, deputado geral por São Paulo, senador e ministro da Justiça) e o padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão (o “padre voador”, inventor do balão e precursor da aviação), importantes personagens da história.
São 30 câmaras mortuárias localizadas ao redor de suas colunas e arestas, logo abaixo do altar-mor da Catedral. A inauguração da cripta aconteceu em 1919.
O ar de ambiente secreto é fascinante!
Ao entrar na Catedral da Sé você já tem uma impressão de grandiosidade esplêndida, o lugar é realmente incrível. E aí você se depara com a capela abaixo do altar. Para quem curte essa vibe de igrejas, descer até a cripta da Catedral da Sé é uma experiência fora de série. Não dá para ter ideia que tudo aquilo está abaixo de nossos pés. É maior do que eu imaginava!
Como não é um passeio muito divulgado, tinha apenas um casal que estava de saída. Então, eu e Paulo ficamos ali dentro por um bom tempo sozinhos com o guia, que após explicar vários detalhes do local e das pessoas importantes que estão enterradas, nos deixou à vontade para desvendar cada cantinho.
Em um dos corredores laterais da cripta acontece a 1ª Exposição Brasileira sobre o Santo Sudário. O Santo Sudário é o pano de linho puro que foi utilizado para envolver o corpo de Jesus Cristo após a sua crucificação. A réplica desse tecido está exposta na cripta junto com outros itens de importante valor para a história.
Faça uma visita guiada na cripta da Catedral da Sé
Os horários para visitar a cripta da Catedral da Sé são diversos. Veja abaixo:
- Segunda: 9h às 11h30 e 13h às 16h30
- Terça, Quarta e Quinta: 9h30 às 16h30
- Sexta: 10h às 16h30
- Sábado: 9h às 15h30
- Domingo: 12h30 às 15h30
A visita é monitorada e dura em média 30 minutos, o guia passa informações importantes sobre o local e deixa o visitante à vontade para conhecer e fotografar (sem flash) a cripta. Os ingressos custam R$ 7 e podem ser adquiridos na secretaria da Catedral.
Como chegar à Catedral da Sé
O jeito mais fácil de desbravar São Paulo é usando o metrô. Para chegar à Catedral da Sé use a estação da Sé, que fica bem na Praça da Sé, onde está a igreja. Essa estação faz interligações com as linhas 1 (azul) e 3 (vermelha).
Veja também:
Se você está com viagem marcada a São Paulo, inclua a visita guiada pela Catedral da Sé e sua cripta. Um passeio que vale muito a pena tanto para quem é amante de igrejas, como eu, como também para quem adora cultura e história.
Bjs, até mais!
SERVIÇO
Catedral da Sé
Praça da Sé, s/nº, São Paulo, SP
E-mail: contato@catedraldase.org.br
Informações: catedraldase.org.br
Salve esse post no Pinterest!
PLANEJE SUA VIAGEM AQUI! ⤵⤵⤵ |
🏨 EL QUARTO: Os mais incríveis hotéis e pousadas com o melhor preço garantido! Reserve agora! 🚗 RENTCARS: Aluguel de carro com economia de IOF e em até 12x sem juros. Aproveite e viaje tranquilo! 🆘 SEGUROS PROMO: Tenha desconto no seu seguro viagem com a Seguros Promo. Faça sua cotação e utilize o nosso cupom de desconto VEMPRAVER5, já aplicado. 📱 VIAJE CONECTADO: Internet ilimitada na sua viagem internacional. Você sempre conectado nos lugares mais fantásticos! O Vem Pra Ver ganha uma pequena comissão quando você utiliza os links e cupons citados acima. Fique tranquilo que você não paga nada a mais por isso! Obrigada! 😉💕 |