Cripta da Catedral da Sé, São Paulo

Se você chegou aqui porque é um amante de igrejas, tenho certeza que vai adorar esse post. Nele, vou falar sobre a Catedral da Sé e sua cripta, em São Paulo, um lugar fantástico e curioso bem no coração da capital paulistana.

A Catedral da Sé está na Praça da Sé, no centro de São Paulo, é o marco zero da cidade. Milhares e milhares de pessoas passam por lá diariamente, gente que mora na capital e turistas. Muitos até param para observar a magnitude da imponente Catedral, e muitos também não têm ideia de que existe uma capela subterrânea bem abaixo do altar principal.

Catedral da Sé, São Paulo
Catedral da Sé, na Praça da Sé, São Paulo

Catedral da Sé, a “Igreja-Mãe” da Arquidiocese de São Paulo

A Catedral da Sé é um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo. Esse estilo é de origem inglesa, de meados do século XVIII, que reaviva formas góticas medievais, mas contrasta com estilos clássicos da época. A cúpula da Catedral da Sé é inspirada no estilo renascentista. O projeto é do arquiteto alemão Maximilian Emil Hehl, professor da Escola Politécnica de São Paulo, e possui 111 metros de comprimento e 46 metros de largura.

Considerada a “Igreja-Mãe” da Arquidiocese de São Paulo, a Catedral da Sé realiza as mais importantes celebrações da Igreja Católica, e também celebrações ecumênicas e encontros inter-religiosos.

O estilo neogótico predomina na Catedral da Sé

Além de muita influência neogótica, a arquitetura adicionou elementos tropicais para valorizar nosso Brasil. Existem vários animais esculpidos no topo das colunas: tatu, lagarto, garça e tucano. Outros elementos, como cacau, trigo e uva também são encontrados e representam a economia brasileira.

O majestoso órgão da Catedral da Sé

O órgão de tubos da Catedral da Sé está entre os maiores da América Latina. Fabricado na Itália, possui 5 teclados manuais e cerca de 11 mil tubos, com relevos entalhados à mão, no estilo neogótico.

Órgão da Catedral da Sé, São Paulo
Órgão da Catedral da Sé

A cripta da Catedral da Sé

Cripta é uma dependência subterrânea, que em geral está localizada abaixo do altar principal da igreja, onde são enterrados sacerdotes, bispos, arcebispos e outros membros do alto clero, mas também pessoas muito importantes para a história do local.

A cripta da Catedral da Sé abriga os restos mortais de bispos e arcebispos de São Paulo, falecidos a partir de 1748, e também o cacique Tibiriçá (um dos primeiros índios a ser catequizado, foi o “primeiro cidadão paulistano” e primeiro também a ser enterrado na cripta), Regente Feijó (padre brasileiro, deputado geral por São Paulo, senador e ministro da Justiça) e o padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão (o “padre voador”, inventor do balão e precursor da aviação), importantes personagens da história.

Cripta da Catedral da Sé, São Paulo
Cripta da Catedral da Sé

São 30 câmaras mortuárias localizadas ao redor de suas colunas e arestas, logo abaixo do altar-mor da Catedral. A inauguração da cripta aconteceu em 1919.

O ar de ambiente secreto é fascinante!

Ao entrar na Catedral da Sé você já tem uma impressão de grandiosidade esplêndida, o lugar é realmente incrível. E aí você se depara com a capela abaixo do altar. Para quem curte essa vibe de igrejas, descer até a cripta da Catedral da Sé é uma experiência fora de série. Não dá para ter ideia que tudo aquilo está abaixo de nossos pés. É maior do que eu imaginava!

Como não é um passeio muito divulgado, tinha apenas um casal que estava de saída. Então, eu e Paulo ficamos ali dentro por um bom tempo sozinhos com o guia, que após explicar vários detalhes do local e das pessoas importantes que estão enterradas, nos deixou à vontade para desvendar cada cantinho.

Em um dos corredores laterais da cripta acontece a 1ª Exposição Brasileira sobre o Santo Sudário. O Santo Sudário é o pano de linho puro que foi utilizado para envolver o corpo de Jesus Cristo após a sua crucificação. A réplica desse tecido está exposta na cripta junto com outros itens de importante valor para a história.

Exposição do Santo Sudário (ao fundo, o tecido-réplica)

Faça uma visita guiada na cripta da Catedral da Sé

Os horários para visitar a cripta da Catedral da Sé são diversos. Veja abaixo:

  • Segunda: 9h às 11h30 e 13h às 16h30
  • Terça, Quarta e Quinta: 9h30 às 16h30
  • Sexta: 10h às 16h30
  • Sábado: 9h às 15h30
  • Domingo: 12h30 às 15h30

A visita é monitorada e dura em média 30 minutos, o guia passa informações importantes sobre o local e deixa o visitante à vontade para conhecer e fotografar (sem flash) a cripta. Os ingressos custam R$ 7 e podem ser adquiridos na secretaria da Catedral.

Como chegar à Catedral da Sé

O jeito mais fácil de desbravar São Paulo é usando o metrô. Para chegar à Catedral da Sé use a estação da Sé, que fica bem na Praça da Sé, onde está a igreja. Essa estação faz interligações com as linhas 1 (azul) e 3 (vermelha).

Foto de satélite da Catedral da Sé
Foto: Google Maps

Veja também:

Como é se hospedar pelo Airbnb em São Paulo?

Se você está com viagem marcada a São Paulo, inclua a visita guiada pela Catedral da Sé e sua cripta. Um passeio que vale muito a pena tanto para quem é amante de igrejas, como eu, como também para quem adora cultura e história.

Bjs, até mais!

SERVIÇO

Catedral da Sé
Praça da Sé, s/nº, São Paulo, SP
E-mail: contato@catedraldase.org.br
Informações: catedraldase.org.br

Salve esse post no Pinterest!

Cripta da Catedral da Sé, São Paulo - Pinterest
PLANEJE SUA VIAGEM AQUI! ⤵⤵⤵
🏨 EL QUARTO: Os mais incríveis hotéis e pousadas com o melhor preço garantido! Reserve agora!

🚗 RENTCARS: Aluguel de carro com economia de IOF e em até 12x sem juros. Aproveite e viaje tranquilo!

🆘 SEGUROS PROMO: Tenha desconto no seu seguro viagem com a Seguros Promo. Faça sua cotação e utilize o nosso cupom de desconto VEMPRAVER5, já aplicado.

📱 VIAJE CONECTADO: Internet ilimitada na sua viagem internacional. Você sempre conectado nos lugares mais fantásticos!

O Vem Pra Ver ganha uma pequena comissão quando você utiliza os links e cupons citados acima. Fique tranquilo que você não paga nada a mais por isso! Obrigada! 😉💕

Escrito por

Feufa Maciel

Oi, meu nome é Fernanda, mas pode me chamar de Feufa. Sou publicitária, web writer, virginiana, amo viajar, fotografias, shows e gatos. Criei o Vem Pra Ver para compartilhar dicas das coisas que eu mais gosto com vocês. Quer saber mais sobre mim? Acesse aqui e confira!