Preparei um post super completo sobre os fatos e curiosidades de Holambra, cidade charmosa do interior de São Paulo. Pesquisei algumas coisas, além disso, descobri outras visitando a cidade e juntei tudo aqui nesse post para você conhecer um pouquinho da história da Capital Nacional das Flores.
Primeiramente, se você não conhece Holambra ainda, sugiro colocar na sua listinha de próximas cidades a conhecer aqui por São Paulo, pois vale muito a pena. Afinal, tem história, gastronomia de qualidade, lugares fofos e flores belíssimas!
1. Holambra foi fundada por holandeses
Uma das primeiras curiosidades de Holambra é sua história. Essa pequenina cidade do interior de São Paulo, começa no final da década de 40, quando foi fundada por imigrantes holandeses.
Contudo, em consequência da devastação causada pela Segunda Guerra Mundial, a imigração foi estimulada pelo governo holandês, e assim, o Brasil foi o país escolhido por milhares de imigrantes por ser o único a permitir a imigração em grupos.
2. Origem do nome “Holambra”
A saber, o nome “Holambra” surgiu da junção de HOLANDA, AMÉRICA, BRASIL. Não é demais?
3. Herança holandesa na arquitetura e gastronomia
Os tempos passados daqueles que fundaram Holambra estão presentes em cada cantinho da cidade, seja na arquitetura, na gastronomia e até no modo de viver dos holambrenses. Os imigrantes holandeses e seus descendentes, acima de tudo, ajudam a manter as tradições e costumes de sua terra natal.
As calçadas possuem símbolos holandeses, como o tamanco, moinho e tulipas. Além disso, prédios comerciais (bancos e lojas) têm arquitetura colonial holandesa, famosa por suas cores e formas, sem falar na gastronomia! Vários restaurantes têm em seus cardápios pratos típicos da Holanda.
O turista pode encontrar pratos com temperos especiais holandeses, como por exemplo, os famosos salsichões, doces feitos à base de flores, e muito mais.
4. Stroopwafel, típico doce holandês
O stroopwafel merece um tópico especial aqui nessa lista de curiosidades de Holambra. A cidade produz artesanalmente esse doce típico holandês e é um sucesso! Vale até levar de lembrancinha para amigos e parentes.
Para quem não conhece, é uma bolacha holandesa com uma receita guardada a sete chaves pelo padeiro que a produz. Você pode encontrar com sabores de caramelo (original), café, chocolate, limão e abacaxi com gengibre. Todas levam um toque especial de canela.
Em Holambra, quem produz o stroopwafel é a empresa Oma Beppie, nome dado pelo empresário fundador em homagem a avó holandesa Elizabeth, carinhosamente chamada de Oma (avó) Beppie. A fábrica possui 9 colaboradores que produzem as bolachas artesanalmente.
5. Capital Nacional das Flores
O projeto inicial dos imigrantes holandeses era fazer de Holambra a maior produtora de leite da região, e não de flores. Entretanto, por problemas relacionados ao clima, o gado vindo da Holanda não se adaptou e toda a produção minguou.
Enfim, com a chegada de famílias produtoras de flores, a história de Holambra começou a mudar. Assim, as flores começaram a ser produzidas na cidade no final da década de 60. Uma das formas para divulgar as flores no Brasil foi a criação da Expoflora, evento que projetou Holambra como a Capital Nacional das Flores.
Holambra é responsável pela produção e comercialização de aproximadamente 40% de todas as flores e plantas ornamentais produzidas no Brasil.
6. Expoflora, maior exposição de flores da América Latina
O principal evento do calendário de Holambra é a Expoflora, a maior exposição de flores da América Latina. Em um mês de festa, a cidade recebe cerca de 300 mil visitantes, aproximadamente 30 vezes o número total de habitantes.
A Expoflora reúne milhares de espécies de flores, mostras de paisagismo, danças folclóricas holandesas, shows, chuva de pétalas, desfiles de carros alegóricos e muitas outras atrações. Acesse aqui e saiba mais sobre a Expoflora.
7. Holambra fica pertinho de São Paulo
Vamos para mais uma das curiosidades de Holambra. Se você estiver planejando uma viagem bate e volta, escolha Holambra, porque ela fica pertinho de São Paulo. A cidade do interior está apenas 135 km da capital paulista, uma viagem de mais ou menos duas horinhas.
Nos dias que estive em Holambra, percebi como é o movimento por lá. A hora do almoço ferve! Desse modo, os restaurantes da rua principal, o Boulevard holandês, ficam lotados, e é bom chegar bem cedo para conseguir uma mesa (ou reservar), a não ser que você não se importe em ficar na fila de espera.
O turismo de um dia é muito presente em Holambra. Por exemplo, vimos muitos motociclistas com aquelas motos enormes passando a tarde na cidade com seus moto clubes.
8. Curiosidades de Holambra: a orquídea azul
No Brasil, a orquídea azul é produzida em Holambra. A técnica de deixar a flor nessa tonalidade foi aperfeiçoada e patenteada pelo engenheiro agrônomo Marcos Alexandre. E lá, em Holambra, em seu sítio, são produzidas as flores de coloração azulada.
Em resumo, a técnica consiste em uma injeção de tinta azul em orquídeas brancas. A substância azul é injetada antes da semente germinar. A raiz esponjosa absorve essa tinta e assim nasce a orquídea azul. Sendo assim, algumas flores podem vir com uma coloração mais clara ou mais escura.
9. Encontro de Veículos Antigos
O Encontro de Veículos Antigos é um dos tantos eventos que fazem parte do calendário de Holambra. Anualmente, a cidade reúne mais de 200 automóveis e expositores vindos de todo o Brasil, muitos deles com aquelas placas pretas, que sinalizam carros de colecionadores.
10. Noeland, o Natal de Holambra
No mês de dezembro, Holambra recebe um dos eventos mais lindos do Brasil, o Noeland. O local onde é realizada a Expoflora se transforma com mais de seis milhões de luzes de led, dezenas de figuras robotizadas em tamanho real e, além disso, mais de 200 peças transmitem o espírito natalino.
O Presépio Vivo, encenado por atores voluntários, é, sem dúvida, uma das principais atrações do Natal de Holambra. É claro, que a figura mágica do Papai Noel está presente e faz a alegria de crianças e adultos.
11. Status de Estância Turística
Holambra é um dos 29 municípios paulistas considerados Estância Turística pelo Estado de São Paulo. Esse status, que chegou em 1998, faz com que a cidade receba uma maior verba para promover o turismo regional.
A cidade faz parte da microrregião de Campinas, uma vez que é um dos 19 municípios que integram essa Região Metropolitana.
12. Holambra tem um moinho típico holandês
O Moinho dos Povos Unidos é o maior moinho típico de grãos da América Latina e foi construído em 2008 para celebrar o aniversário de 60 anos da imigração holandesa.
Veja também:
São cinco andares abertos para visitação que contam a história dos imigrantes, da construção de moinhos holandeses e deste próprio moinho. Ele tem 38 metros de altura e lá de cima, permite uma vista privilegiada da cidade.
O projeto do holandês Jan Heijdra é uma réplica fiel dos primeiros moinhos construídos na Europa, em meados do século XVIII. Para visitar o moinho, turistas pagam R$ 10 (inteira) ou R$ 5 (meia) e holambrenses têm entrada gratuita.
13. Segurança e qualidade de vida em Holambra
Sem homicídios desde 2015, Holambra é, de fato, considerado o município “mais seguro” da Região Metropolitana de Campinas. Como resultado, a cidade é referência em todo o país pelo alto índice de qualidade de vida que oferece aos seus moradores.
Muitas pessoas trocam a loucura da cidade grande pela calmaria do interior. A maioria das casas de Holambra possui muro baixo, jardim à vista, típico de casa de interior. Ainda assim, a cidade possui uma série de condomínios fechados onde moram muitas pessoas de grandes cidades e, por medos e traumas, preferem esse tipo de residencial.
14. Holambra e seus campos de flores
Visitar os campos de flores de Holambra é um dos passeios obrigatórios a se fazer na cidade. Entretanto, é preciso agendar horário com um receptivo autorizado, pois só essas empresas têm o poder de acessar certas propriedades de produção de flores na área rural de Holambra.
Veja um post especial com fotos lindas:
Você conhece plantações de gérberas, crisântemos, margaridas e girassóis. Uma flor mais linda que a outra! Definitivamente, vale muito a pena reservar um horário de seu roteiro para fazer essa visita.
15. Veiling Holambra
As primeiras famílias de agricultores holandeses que chegaram a Holambra no final dos anos 50, iniciaram uma cooperativa de plantação de flores.
Anos depois, a cooperativa cresceu e mudou seu nome para Veiling Flores e Plantas, e também foi implementado o sistema de vendas por leilão. Veiling em holandês quer dizer leilão.
O Veiling Holambra é hoje um moderno complexo que detém 45% da comercialização de flores e plantas no Brasil. São cerca de 3.500 tipos com diferentes cortes, tamanhos de vaso, cores e apresentações. O sistema de leilão permite a venda de grandes lotes de produtos com rapidez.
16. Ônibus municipais gratuitos
O transporte municipal coletivo de Holambra é gratuito. O projeto “Só Holambra tem! Ônibus de graça!” já tem dez anos e, assim, beneficia moradores e visitantes da cidade. Aliás, os horários dos ônibus estão disponíveis no site da prefeitura.
Já as linhas intermunicipais são tarifadas pela EMTU. Os ônibus vão para as cidades vizinhas, a saber: Arthur Nogueira, Campinas, Jaguariúna e Santo Antônio de Posse.
17. Cachaça das boas
Contudo, não é só de flores belíssimas e cultura holandesa que vive Holambra. A cidade produz nos fundos de um rancho uma cachaça artesanal, de alambique, que promete ser um aperitivo indispensável para quem aprecia esse tipo de bebida.
Essa cachaça é feita no Rancho da Cachaça, que é também pousada e restaurante. Desde o século XX, a família do rancho plantava laranjas e cana de açúcar para comercialização. Em 2001, começou uma pequena produção da aguardente. O rancho possui cachaças puras e envelhecidas em tonéis de carvalho e adoçadas de diversos sabores.
18. Dia e Corrida do Rei
Originalmente, Dia da Rainha, surgiu para comemorar o aniversário da rainha Wilhelmina dos Países Baixos, que ocupou o trono real em 1891. Mas hoje, é comemorado em 27 de abril, isto é, dia de aniversário do monarca regente, o rei Willem-Alexsander.
Esse é um dos principais eventos de Holambra. A cidade promove a Corrida do Rei, ou seja, uma prova de pedestrianismo que passa pelos principais pontos turísticos. A festa continua com apresentações em frente ao Moinho dos Povos Unidos, ponto de partida e chegada da corrida.
19. Aluguel de bikes
Holambra carrega em sua história muita influência holandesa. Dessa forma, as bicicletas não ficariam de fora, já que na Holanda esse meio de transporte é tão utilizado por turistas e holandeses.
A cidade possui boas ciclovias e também aluguel de bikes para quem quer dar um passeio de uma forma diferente. Receptivos, como por exemplo a Holambrasil Turismo, fazem esse aluguel de bikes, com tours que passam pelas propriedades de flores, ou para quem curte pedalar bastante, roteiros que variam de 25 a 30 km. Mas você pode alugar por algumas horas e ficar com bike por sua conta.
20. Deixe seu cadeado no Deck do Amor
E vamos para o último item da lista de curiosidades de Holambra. Inspirada na tradição parisiense, Holambra faz com que o Deck do Amor receba inúmeros cadeados de casais apaixonados.
A lenda conta que os casais ficarão juntos para sempre se escreverem seus nomes no cadeado, o prenderem no deck e jogarem a chave no lago. Lojinhas de presentes do Boulevard holandês vendem cadeados de diversos formatos para os casais apaixonados.
BÔNUS: As capivaras do Lago Vitória Régia merecem atenção!
Talvez essa não seja uma curiosidade tão bacana assim. Capivaras são muito lindinhas, e no Lago Vitória Régia, em Holambra, existem muitas capivaras adultas e filhotes. Elas ficam pela grama tomando um solzinho, comendo graminha e nadando no lago de um lado pro outro. É lindo de ver, uma graça mesmo.
Em contrapartida, é preciso tomar cuidado com esses bichinhos. Dessa forma, não é recomendável chegar muito perto e muito menos passar a mão. Existem algumas placas de advertência no lago alertando para o risco de febre maculosa, causada pelo carrapato-estrela presente nas capivaras.
Então, se você for até Holambra, no Lago Vitória Régia, tire fotos das capivaras, mas de longe, e principalmente tenha muito cuidado! =)
Ufa! Um post bem longo cheio de curiosidades de Holambra para enaltecer essa linda cidade do interior de São Paulo. Definitivamente, desde que visitei Holambra, não vejo a hora de voltar para curtir mais e mais, acho que foi amor à primeira vista! ❤️
Enfim, espero que você tenha curtido saber um pouco mais sobre Holambra, uma cidade tão pertinho de São Paulo que, de fato, merece a sua visita. É provável que você se apaixone!
Bjs, até mais!
Salve esse post no Pinterest!
PLANEJE SUA VIAGEM AQUI! ⤵⤵⤵ |
🏨 EL QUARTO: Os mais incríveis hotéis e pousadas com o melhor preço garantido! Reserve agora! 🚗 RENTCARS: Aluguel de carro com economia de IOF e em até 12x sem juros. Aproveite e viaje tranquilo! 🆘 SEGUROS PROMO: Tenha desconto no seu seguro viagem com a Seguros Promo. Faça sua cotação e utilize o nosso cupom de desconto VEMPRAVER5, já aplicado. 📱 VIAJE CONECTADO: Internet ilimitada na sua viagem internacional. Você sempre conectado nos lugares mais fantásticos! O Vem Pra Ver ganha uma pequena comissão quando você utiliza os links e cupons citados acima. Fique tranquilo que você não paga nada a mais por isso! Obrigada! 😉💕 |