Tratamento para acne grave com Roacutan

Esse já é o segundo texto sobre a minha jornada com Roacutan. Se você chegou aqui agora, recomendo dar uma lida no primeiro relato, clique aqui. Dessa vez, vou contar brevemente como foi o meu retorno à dermatologista onde tive que levar os resultados de exames de sangue para, finalmente, iniciar o tratamento com Roacutan (Isotretinoína). Vamos lá para mais uma página desse diário de bordo!

ATENÇÃO: ESSE É APENAS UM RELATO SOBRE O MEU TRATAMENTO COM ISOTRETINOÍNA (ROACUTAN). SE VOCÊ BUSCA O MESMO TRATAMENTO, PROCURE OBRIGATORIAMENTE UM DERMATOLOGISTA.

Exames de sangue prontos e entregues

Desde que saíram os resultados dos exames de sangue pedidos pela dermatologista para o tratamento com Roacutan (Isotretinoína), minha ansiedade estava à flor da pele, contando os dias para a consulta de retorno.

Finalmente, esse dia chegou e pude mostrar todos os exames de sangue, além do ultrassom, que ela também havia pedido para avaliar se eu tinha Síndrome do Ovário Policístico – SOP (não tenho).

Após avaliação, foi constatado que tudo está dentro dos parâmetros adequados, e então, damos início às várias recomendações, alertas e obrigações para entrar com o tratamento de Isotretinoína (Roacutan).

Principais recomendações para o tratamento com Roacutan

Como havia falado no primeiro relato, o tratamento com Isotretinoína requer uma série de exigências, sendo as duas principais: não engravidar e não ingerir bebida alcoólica.

A questão de não engravidar é levada num nível gigante de exigência, tanto é que na caixa do remédio e na receita vêm um símbolo de “gravidez proibida”. O remédio é extretamente forte, no sentido de que, caso a pessoa engravide, a chance do feto ter má formação é muito alta.

Remédio Roacutan - Isotretinoína - Gravidez Proibida

Além de ter de fazer uso de um método contraceptivo confiável, tive de assinar documentos (a médica também assina) que falam sobre os vários efeitos colaterais do remédio e as precauções que devo tomar durante todo o tratamento, principalmente com relação à gravidez.

De certa forma, é um pouco alarmante, não vou negar, mas tenho plena consciência de como é o tratamento, pois já havia lido bastante sobre. Afinal, não é uma decisão que eu escolhi tomar de um dia para o outro, não é um remédio simples, é algo que exige bastante disciplina do paciente.

Diário de Roacutan: ressecamento de pele à vista

A princípio, a dermatologista me receitou o uso de Bepantol Derma – Regenerador Labial, e até mesmo um colírio, pois pode haver ressecamento nos olhos.

Bepantol Derma - Regenerador Labial para tratamento com Roacutan
Bepantol Derma – Regenerador Labial

O Bepantol Derma é indicado para ser usado sempre. Um dos sintomas mais aparentes do começo do tratamento é o ressecamento dos lábios.

Bepantol Derma - Creme para Roacutan
Bepantol Derma – Creme

Já vi algumas dicas para, pelo menos em casa, usar a pomada/creme Bepantol, pois esse Regenerador Labial é super pequenininho e logo vai acabar.

Outro remédio também receitado para mim foi um corticóide, para ser usado nas primeiras semanas juntamente com o Roacutan. O meu caso é de uma acne bem grave e inflamada, e segundo a dermatologista, no começo do tratamento pode ficar um pouquinho pior, é a chamada “fase da piora”. Ou seja, o corticóide irá ajudar nesse sentido para que não inflame tanto assim.

No mais, é isso. Com as recomendações e alertas bem esclarecidos, exames de sangue em dia e as receitas em mãos, partiu farmácia!

Consultas mensais durante o tratamento com Isotretinoína

Os retornos à dermatologista serão mensais. Assim que eu saí da consulta, já marquei a próxima para o mês que vem (abril). Saio também com o pedido de exames de sangue em mãos e preciso fazê-los alguns dias antes da consulta para ser avaliada novamente e pegar nova receita.

De novo, reforço que é um tratamento que exige bastante disciplina do paciente. São consultas mensais, exames de sangue mensais e se está disposto realmente a fazer o tratamento, tem que evitar ao máximo ficar sem tomar o remédio e cumprir certinho todas as exigências dispostas.

Por isso, é importante já deixar marcada a consulta de retorno, estar com o pedido de exames de sangue em mãos, se organizar direitinho para realizá-los, e então, eles ficarem prontos próximo do dia do retorno à dermatologista.

Roacutan é um remédio de alto custo

Sim, a Isotretinoína (Roacutan) é um remédio de alto custo e você pode pegar gratuitamente no SUS, salvo em alguns estados, pelo que eu vi em uma rápida consulta no Google.

Não fui a fundo na questão de pegar de forma gratuita a Isotretinoína, por justamente não ver a hora de iniciar o tratamento. A médica relatou ser um processo um pouco mais burocrático que na rede particular, o que requer ainda mais disciplina e cuidado com os prazos dos exames de sangue, principalmente para pessoas em idade fértil.

remédios
Imagem ilustrativa

Porém, se você tem essa disponibilidade e não consegue arcar com os custos do tratamento, procure saber direitinho como funciona esses procedimentos no SUS.

Não vou me estender nesse assunto aqui para não dar informação errada, ok?

Prontíssima para iniciar o tratamento com Roacutan

No próximo Diário de Roacutan, vou contar as primeiras impressões sobre o tratamento. Estou muito animada e ansiosa para ver como meu organismo e pele irão se comportar durante todo o processo, e principalmente nesse início.

A princípio, estou pensando em fazer diários mensais aqui no blog. Mas não sei ainda, pode ser que, de repente, eu queira falar sobre alguma situação durante o processo, e aí role um post extra, ou o próximo pode ser logo quando surgir um belo ressecamento na pele. Veremos!

Por enquanto, é só.

Bjs, até mais!

Veja também:

Relato 1: Minha jornada com Roacutan: desafios antes do tratamento

ATENÇÃO: ESSE É APENAS UM RELATO SOBRE O MEU TRATAMENTO COM ISOTRETINOÍNA (ROACUTAN). SE VOCÊ BUSCA O MESMO TRATAMENTO, PROCURE OBRIGATORIAMENTE UM DERMATOLOGISTA.

Escrito por

Feufa Maciel

Oi, meu nome é Fernanda, mas pode me chamar de Feufa. Sou publicitária, web writer, virginiana, amo viajar, fotografias, shows e gatos. Criei o Vem Pra Ver para compartilhar dicas das coisas que eu mais gosto com vocês. Quer saber mais sobre mim? Acesse aqui e confira!