Caixa de Isotretinoína

(esse texto foi escrito em meados de outubro/2024)

Oi! Tudo bem? Hoje eu vou falar um pouco sobre a alegria de estar começando o último mês do meu tratamento com isotretinoína (roacutan). Então, se você caiu aqui de paraquedas, te aconselho a dar uma olhada nos outros posts que fiz sobre essa saga maluca que me enfiei. Veja tudo aqui.

Comecei o 8º, e segundo a dermatologista, último mês de tratamento. Como não estou mais com acne ativa há uns três meses, oito meses de tratamento pode ser o ideal. Pediu para eu parar de usar Azelam (estava usando todos as noites, antes de dormir) e começar a passar um sérum da Avène (caríssimo, por sinal – para os meus padrões, enfim, não quero nem pensar no quanto já gastei nesse tratamento – e ainda vou gastar) todos os dias, pela manhã e pela noite, após o hidratante.

Já comecei a usar. Comprei no dia seguinte da consulta, super ansiosa para já passar o “sérum de ouro” na cara e torcer para que não eu não tivesse reação. E não tive. Ufa. Desde então, tenho usado todas as manhãs, após o hidratante da Cerave e, depois, passo protetor solar (La Roche Anthelios Airlicium), se eu for sair. De noite, antes de dormir, minha rotina é, após o banho, passar o hidratante e, em seguida, o sérum. E dormir com muitos reais na cara.

Outro dia somei: minha cara está valendo uns 600 conto.

Sérum Avène Cleanance
Sérum esfoliante Avène A.H.A
O que promete o sérum Avène

Comprar a última caixa de remédio me deu uma certa alegria, digamos, interessante, visto o meu humor maluco (totalmente alterado) durante o processo. Rasgar a cartela e pegar o primeiro comprimido da última caixa de remédio também me deu uma certa alegria. É simbólico, né?

A médica disse que esse sérum é muito bom que não sei o que não sei o que lá. E, pelos dizeres da caixa, parece ser mesmo. Estou apostando todas as minhas fichas para, pelo menos, dar uma melhorada na aparência da cicatrização, mesmo sabendo que vou ter de fazer o tal procedimento que ela me sugeriu – microagulhamento com PDRN.

A princípio, vou fazer ano que vem, pós isotretinoína, pós férias, pós sol e pós vários dias de sérum. Vamos ver como minha pele vai estar até lá.

Dei uma pesquisada no assunto microagulhamento com PDRN e já achei graça por saber que o treco é feito com o DNA do sêmen do salmão. Sim, passarei sêmen na cara. Essa é a piada de 5ª série para todas as pessoas que se submetem ao procedimento. Para quem nunca ouviu falar em PDRN, nada mais é que a sigla para Polydeoxyribonucleotide, a substância extraída do DNA do salmão. 

Segundo a dra, o procedimento deve durar uns 45 minutos. Ela mesma que aplica na clínica onde me consulto. Um anestésico tópico é aplicado na região para que o procedimento seja feito com mais tranquilidade. Pode ficar um pouco vermelho pós aplicação. O ideal é que eu faça, pelo menos, duas sessões.

O PDRN vai estimular o colágeno perdido nesse processo inflamatório de acne grave que eu passei por todos esses meses e trazer o viço de volta, e claro, melhorar a questão da cicatrização.

Confesso que estou bem ansiosa para pagar por esse tratamento e ver se é tudo isso mesmo. E, como eu falei ali em cima, não quero nem fazer as contas de quanto já saiu do meu bolso. Por esse tratamento, devo desembolsar cerca de R$ 1.500. Pois é. Falando às claras mesmo. Tem gente que não fala valores, né? Tenho visto que esse lance é bem caro mesmo. Na clínica que eu me consulto (aqui em Santo Antônio de Posse/SP) parece ter um valor mais em conta, em comparação a Campinas, por exemplo.

“Ah, mas pra que vai pagar tudo isso por um procedimento estético, faz uma skin care aí, usa o sérum, sua pele já tá boa, tá sem acne.”. Caras, vocês não estão na minha pele, sabe? 

Todo o tratamento despertou uma porrada de gatilhos em mim. É uma junção de muita coisa. Eu olho no espelho e sinto que minha cara está derretendo. Já aos 35 anos de idade, não está sendo fácil lidar com o envelhecimento, ainda mais com uma pele sofrida de cicatriz de acne.

Sei que é um procedimento estético caro (tem gente que pode achar que não, enfim, sei lá eu). Mas é um procedimento estético que pode vir a devolver a minha autoestima, sabe? Minha acne não está mais ativa, e isso é uma glória, eu reconheço. Mas tem MUITAS vezes (ainda) que eu não consigo me olhar no espelho. É bizarro. Sei que tudo isso faz parte do processo. Sei que isso pode ser muito bem trabalhado na terapia. Mas, se existem alternativas (não muito invasivas) de trazer de volta um pouquinho do que era minha pele, eu topo.

Seguem abaixo fotos de como está minha pele hoje (já usando o sérum, já na ÚLTIMA caixa de isotretinoína):

Último mês de Roacutan
Poucas cicatrizes nesse lado
Último mês de Roacutan
Esse lado está mais judiado pelas cicatrizes
Último mês de Roacutan
A testa, que foi um pouco atingida pela acne, ficou bem limpa
Último mês de Roacutan
O lábio continua com ressecamento; essa foto foi feita logo após acordar, eu durmo com bastante Bepantol

Eu sei que não falo sozinha aqui, pois meus posts acabam chegando nas pessoas pelo Google. E tem muita gente que procura relatos verdadeiros sobre o tratamento com isotretinoína (roacutan), para além dos vídeos curtos e rasos de TikTok.

Obrigada por você ter lido até aqui. Se você, pessoa que menstrua (pois vi que para pessoas que não menstruam podem passar pelo processo de uma forma mais branda), está passando pelo tratamento com roacutan, segura as pontas aí. Vai dar tudo certo!

Leia outros posts dessa saga aqui.

by the way, estoy contando os dias para tomar vinho.

Escrito por

Feufa Maciel

Oi, meu nome é Fernanda, mas pode me chamar de Feufa. Sou publicitária, web writer, virginiana, amo viajar, fotografias, shows e gatos. Criei o Vem Pra Ver para compartilhar dicas das coisas que eu mais gosto com vocês. Quer saber mais sobre mim? Acesse aqui e confira!