Cusco à noite

Já ouviu falar em soroche? Conhecido também como mal de altitude ou mal da montanha, o soroche é a sensação que sentimos em relação aos efeitos da altitude em nosso organismo. Acontece, geralmente, com altitudes acima de 2.400 metros.

Os efeitos podem variar de acordo com cada pessoa, ou seja, algumas sentem dor de cabeça, náuseas, fadiga, tonturas e podem até vomitar. Outras sentem apenas dor de cabeça. Tem gente que tem sintomas mais sérios, como hemorragia nasal e diarreia. Nesse post, eu te mostro algumas estratégias de como aliviar o soroche para poder curtir sua viagem.

A minha experiência com o soroche foi em Cusco, no Peru. Antes de viajar, já tinha ouvido falar sobre os males da altitude elevada, aliás, quando ficamos sabendo de jogadores de futebol que vão jogar em países com altitudes elevadas, sempre falam sobre os sintomas que eles podem ter, que precisam “aclimatar” antes da partida.

Vista aérea da Cordilheira dos Andes
Vista da Cordilheira dos Andes (à caminho de Cusco, Peru)

Essas palavrinhas “soroche”, “aclimatar”, “altitude”, apareceram em muitas das minhas pesquisas sobre Cusco e região, justamente porque a cidade peruana está a 3.399 metros de altitude do nível do mar.

Veja também:

👉 Cusco em maio: saiba tudo sobre o clima e temperatura

Lendo muitos dos sintomas, até bate um desânimo ou desespero de saber que você pode senti-los quando chegar ao destino, mas o importante é não se preocupar tanto assim e saber direitinho o que fazer para aliviar o soroche.

Minhas dicas são relacionadas às experiências que tive em Cusco. Mas, se você estiver indo para alguma outra cidade que tem altitude elevada, siga também esses conselhos. Então, vamos lá!

Estratégias para aliviar o soroche

Bye, bye soroche! Beba o chá de coca!

Como assim, chá de coca? Assim que chegamos ao hotel, em Cusco, fomos recebidos com um chazinho bem quentinho de tom amarelado: o chá de coca. É o remédio mais eficiente para combater o soroche, então, não recuse! Já chega e já toma! E tome todos os dias antes de sair para curtir seu roteiro.

Chá da folha de coca alivia o soroche
Chá da folha de coca bem quentinho na recepção do hotel em Cusco

O chá é feito da folha da coca, um ingrediente que está intrínseco na cultura inca (dá uma pesquisada no assunto, é bacana!). Até hoje, os descendentes incas e cusquenhos mastigam a folha ou tomam o seu chá, para evitar os sintomas do mal de altitude. Para os turistas é mais comum tomar o chá, então, fica minha dica, beba todos os dias no café da manhã.

Folhas de coca no café da manhã em um hotel de Cusco, Peru para alivar o soroche
Folha de coca no café da manhã do hotel em Cusco (para fazer o chá ou mascar)

Almoce coisas mais leves

Principalmente no primeiro dia de sua viagem, prefira comer alimentos mais leves no almoço. Dê preferência para saladas, frango, legumes, alimentos mais fáceis de digerir. Opte também por algo que você já esteja acostumado a comer. Aconselho não comer nada exótico no primeiro dia de sua chegada.

Mulher almoçando
Foto: Pablo Merchán Montes/Unsplash

Nada de soroche! Descanse no primeiro dia

Essa foi uma das dicas que eu mais li por aí. Descansar no primeiro dia do seu roteiro faz toda a diferença para evitar o mal de altitude, pois nosso corpo precisa se acostumar a respirar esse novo clima.

Dormir bem alivia o soroche
Foto: Vladislav Muslakov/Unsplash

Depois de um longo voo, a melhor pedida é tirar um cochilo no hotel. Não pense que você vai perder tempo de viagem dormindo, mas pense principalmente na sua saúde e em como você vai estar melhor “aclimatado” com a nova altitude. Seu corpo agradece e seus passeios renderão bem mais.

Um passo de cada vez, ande devagar!

Em Cusco, por exemplo, há muitas ladeiras. Como eu já disse acima, o ideal é dar uma descansada no primeiro dia para se acostumar com o clima. E aí depois, você pode dar os primeiros passos para explorar o destino.

Ladeira em Cusco, Peru
Cusco, Peru
Foto: Joe Green/Unsplash

Foi o que eu fiz! Depois de uma boa descansada, saímos para comer algo e conhecer as ruazinhas de Cusco e ainda assim senti o clima na pele tendo que subir as ladeiras. Um passo de cada vez! Se estiver em grupo, vá no seu limite, cada um, cada um. Se precisar, faça pequenas paradas para tomar fôlego. Lembre-se que estamos falando de cerca de 3.400 metros de altitude! É bastante coisa, e olha que tem cidades bem mais altas por aí.

Hidrate-se sempre!

Beber água é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo! Hidrate-se sempre! Leve consigo uma garrafinha de água para os lugares que for visitar. Lembre-se que o clima é outro, algo que não estamos acostumados, então, água é sempre uma boa opção para recuperar as energias.

Homem bebendo água nas montanhas
Foto: Bitcloud/Unsplash

Fique longe de bebida alcoólica e cigarro

Álcool e cigarro não combinam nem um pouco com altitude elevada. Os efeitos do álcool ficam muito mais evidentes em lugares altos. Se você não dispensa uma cervejinha, dê uma segurada pelo menos nos primeiros dias até que você esteja aclimatado.

Com o cigarro é a mesma coisa, pegue leve nos primeiros dias. Afinal, o cigarro dificulta nossa respiração e não vai ser nada legal ficar sem fôlego nos passeios, né?


Como eu disse, os efeitos podem variar de pessoa para pessoa, mas o importante é ir para o destino de altitude elevada sabendo o que pode acontecer com nosso organismo.

Você também pode se interessar por:

Como conseguir o carimbo de Machu Picchu no passaporte?
3 motivos para conhecer o Malecón de Miraflores
Mirabus: city tour noturno em Lima

Depois de ter pesquisado bastante antes de viajar, segui as dicas direitinho e, eu e Paulo não tivemos sérios problemas em relação ao soroche. Apenas uma leve dor de cabeça que logo passou e sentimos um pouco de cansaço ao subir as ladeiras do centro de Cusco no primeiro dia de estadia.

Agora que você já sabe o que é o soroche e como evitá-lo, pode curtir melhor sua viagem para lugares com altitude elevada, como Cusco, no Peru.

Bjs, até mais!

Salve esse post no Pinterest!

Estratégias para aliviar o mal de altitude ou soroche
PLANEJE SUA VIAGEM AQUI! ⤵⤵⤵
🏨 EL QUARTO: Os mais incríveis hotéis e pousadas com o melhor preço garantido! Reserve agora!

🚗 RENTCARS: Aluguel de carro com economia de IOF e em até 12x sem juros. Aproveite e viaje tranquilo!

🆘 SEGUROS PROMO: Tenha desconto no seu seguro viagem com a Seguros Promo. Faça sua cotação e utilize o nosso cupom de desconto VEMPRAVER5, já aplicado.

📱 VIAJE CONECTADO: Internet ilimitada na sua viagem internacional. Você sempre conectado nos lugares mais fantásticos!

O Vem Pra Ver ganha uma pequena comissão quando você utiliza os links e cupons citados acima. Fique tranquilo que você não paga nada a mais por isso! Obrigada! 😉💕

Escrito por

Feufa Maciel

Oi, meu nome é Fernanda, mas pode me chamar de Feufa. Sou publicitária, web writer, virginiana, amo viajar, fotografias, shows e gatos. Criei o Vem Pra Ver para compartilhar dicas das coisas que eu mais gosto com vocês. Quer saber mais sobre mim? Acesse aqui e confira!