Casapueblo e o pôr do sol

“Precisamos falar sobre o espetáculo do pôr do sol na Casapueblo”. Foi assim que eu comecei o post no meu Instagram sobre a experiência inesquecível que tivemos em Punta Ballena, ao conhecer um dos mais famosos pontos turísticos do Uruguai. Olha só essa foto aí em cima, não é maravilhoso?

Antes de mais nada, deixa eu explicar rapidinho, porque muita gente confunde, até eu mesma confundia antes de conhecer: Punta Ballena? Mas a Casapueblo não fica em Punta del Este? Pois é, não! Como é muito pertinho, são cerca de 15 km de distância de carro entre Punta del Este e Punta Ballena, as pessoas já associam a Casapueblo a Punta del Este. Punta Ballena é uma pequena cidade, de poucos habitantes, que tem a casa do artista uruguaio Carlos Páez Vilaró como seu maior atrativo. Então, se você estiver visitando Punta del Este e quiser conhecer a Casapueblo é tranquilíssimo fazer um bate-volta.

Casapueblo

Casapueblo, a obra-prima de Vilaró

A Casapueblo abriga o museu que preserva a obra do mestre uruguaio Carlos Páez Vilaró. Nascido em Montevideo, em 1 de novembro de 1923, Vilaró foi autodidata e um artista multifacetado, se dedicou à cerâmica, escultura, pintura, cinema e literatura. Pintou até o seu último dia de vida. Ele morreu em Casapueblo, no dia 24 de fevereiro de 2014, aos 90 anos. Em 1958, decidiu construir a famosa Casapueblo, que levou mais de 40 anos para ficar pronta, já que ele “lutava” contra as linhas retas. A Casapueblo tem um conceito totalmente artesanal, é como uma grande escultura habitável, e como ele mesmo dizia, “peço desculpa à arquitetura pela minha liberdade de João de Barro”.

Carlos Páez Vilaró
Carlos Páez Vilaró

Vilaró transformou esse lugar icônico em um ateliê, armazenou ali suas memórias, obras de anos e recebeu visitas de muitas personalidades. Hoje, além de museu também abriga um hotel, o Club Hotel Casapueblo. Da parte aberta ao público, de dentro do museu, em algumas das varandas, é possível ver piscinas e suítes do hotel. O museu possui 5 salas de exposições, 3 terraços, 3 boutiques, cinema (onde o público é convidado a assistir um breve filme sobre a vida e carreira de Vilaró) e a cafeteria “Taberna del Rayo”.

Esboços de Vilaró
Esboços de Vilaró para a Casapueblo

Uma construção irregular

A construção é tão peculiar e incrível que mesmo a parte do museu sendo pequena em relação a toda Casapueblo, você tem a impressão de se perder. Pelo menos, eu tive essa sensação, e não, não é nada negativo! É gostoso! Acho que a sensação se deu por ser tudo muito “irregular”, cheio de curvas, com paredes branquinhas, repleto de obras espalhadas pelos cômodos…

Entrada da Casapueblo
A construção é cheia de escadinhas e desníveis
Obras de arte e souvenirs
Várias obras e souvenirs estão à venda

Chegamos a Casapueblo por volta das 17h30 e conseguimos visitar todo o museu com tranquilidade até chegar a hora da chamada “Cerimônia do Sol”, onde é possível ouvir uma gravação de Vilaró declamando um poema em homenagem ao sol e à natureza.

Seguros Promo

A “Cerimônia do Sol”

Visitamos o Uruguai em novembro de 2017, pegamos dias de friozinho em Montevideo, dias de calor, dias de ventania, chuva intensa em Punta del Este, e INCRÍVEIS pores do sol. No dia que estávamos em Punta Ballena para visitar a Casapueblo, o tempo estava maravilhoso, céu limpo e um ventinho agradável.

Pôr do Sol na varanda da casa de Vilaró
Vista da “Taberna del Rayo”

Lá para as 18h30, 19h, as varandas do museu estavam tomadas de pessoas esperando o pôr do sol. Até iríamos assistir de lá o espetáculo, mas preferimos sair da Casapueblo e ir até uma parte do morro que fica logo abaixo, que também tem uma vista maravilhosa e, muito mais agradável, pelo menos para mim e Paulo que não gostamos de muvuca. Lá, sentamos na grama e ficamos contemplando o sol caindo no mar… E sim! Dava para ouvir o poema de Vilaró tranquilamente. Ao final, palmas! Foi lindo!

Casapueblo: vista de fora
Essa era a vista da Casapueblo que tivemos do lado de fora; a construção ficou meio dourada pela luz do sol

Casapueblo e o Brasil

Uma curiosidade bem interessante que descobrimos no museu é que a Casapueblo ganhou, acidentalmente, o formato do mapa do Brasil. Numa vista aérea é possível ver direitinho! Não é incrível?

A casa parece o mapa do Brasil
“Sem me dar conta, a Casapueblo se transformou no mapa do Brasil”

Como visitar a Casapueblo

A Casapueblo está aberta todos os dias do ano, de segunda a domingo, das 10h às 18h. Para visitar, é preciso comprar um ingresso na recepção (ou pelo site oficial) que custa 10 dólares por pessoa. Maiores de 65 anos pagam 7 dólares e menores de 12 anos não pagam.

Casapueblo

Veja também:

Onde ficar em Colonia del Sacramento
Uruguai: 3 lugares obrigatórios para conhecer em Piriápolis

É um passeio e tanto! Por alguns momentos, a gente se sente na Grécia (mesmo que eu nunca tenha ido pra lá), pela semelhança da construção com as casinhas branquinhas de Santorini. Vale super a pena pegar um dia de sua viagem a Punta del Este para passar uma tarde agradabilíssima na Casapueblo. Mas aconselho ir no final da tarde, como a gente fez, para já fazer o combo museu-pôr do sol. Não tem erro! Garanto que você vai amar!

Bjs, até mais!

SERVIÇO

Museo Taller de Casapueblo
Rua Mar de Liguria, Punta Ballena, Maldonado, Uruguay
Informações: acesse o site oficial

Salve esse post no Pinterest!

Pôr do Sol na Casapueblo
PLANEJE SUA VIAGEM AQUI! ⤵⤵⤵
🏨 EL QUARTO: Os mais incríveis hotéis e pousadas com o melhor preço garantido! Reserve agora!

🚗 RENTCARS: Aluguel de carro com economia de IOF e em até 12x sem juros. Aproveite e viaje tranquilo!

🆘 SEGUROS PROMO: Tenha desconto no seu seguro viagem com a Seguros Promo. Faça sua cotação e utilize o nosso cupom de desconto VEMPRAVER5, já aplicado.

📱 VIAJE CONECTADO: Internet ilimitada na sua viagem internacional. Você sempre conectado nos lugares mais fantásticos!

O Vem Pra Ver ganha uma pequena comissão quando você utiliza os links e cupons citados acima. Fique tranquilo que você não paga nada a mais por isso! Obrigada! 😉💕

Escrito por

Feufa Maciel

Oi, meu nome é Fernanda, mas pode me chamar de Feufa. Sou publicitária, web writer, virginiana, amo viajar, fotografias, shows e gatos. Criei o Vem Pra Ver para compartilhar dicas das coisas que eu mais gosto com vocês. Quer saber mais sobre mim? Acesse aqui e confira!